domingo, 29 de abril de 2012

Era um garoto, que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones


Esta música foi composta em 1966 pelo cantor e compositor italiano Gianni Morandi com o nome de “C’era un regazzo che come me amava i Beatles i Rolling Stones”. Mas, esta canção teve alguns problemas com a censura italiana daquela época porque retratava a história de um jovem americano que foi convocado para a guerra do Vietnam e morreu em combate.
Ela foi muito tocada durante a década de 60, tendo sido regravada por muitos outros cantores e conjuntos no mundo todo. Abaixo vemos um link com seu compositor, Gianni Morandi, cantando esta linda canção que lhe deu fama mundial:
Gianni Morandi cantando "C'era un regazzo che come me amava i Beatles i Rolling Stones"

Outros cantores daquela época, como Joan Baez, em 1967, também interpretaram esta mesma canção, como podemos ver no link abaixo:
Joan Baez cantando a mesma música em 1967

No Brasil também não foi diferente, e tivemos alguns conjuntos famosos cantando esta bonita canção, como “Os Incríveis”. Abaixo vemos um vídeo com a versão gravada por este famoso conjunto brasileiro da década de 60:
Conjunto "Os Incríveis" cantando "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones"

Mais recentemente, o conjunto “Engenheiros do Hawaii” também regravou esta famosa música, em 1990, e fez muito sucesso aqui no Brasil. Abaixo vemos esta versão brasileira sendo interpretada pelo conjunto e por seu cantor Humberto Gessinger:
Humberto Gessinger, dos "Engenheiros do Havaii", cantando "Era um garoto"

Aproveitem para entrar nos links e curtir esta incrível canção!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rita Pavone


Rita Pavone é uma grande cantora italiana que possui uma voz forte e que alcança altas notas musicais. Também foi compositora, atriz de teatro e de cinema.
Começou sua carreira em 1962, quando tinha apenas 16 anos, com a música “La partita de pallone”, que foi um grande sucesso na Itália, alcançando os primeiros lugares na parada musical.
No começo da sua carreira a maioria das suas canções eram alegres e dirigidas para o público jovem daquela época. Seu talento musical foi descoberto pelo cantor italiano Teddy Reno, que inicialmente foi seu empresário artístico, mas que depois se casou com ela. Abaixo vemos um vídeo de 1963 com Rita cantando seu primeiro sucesso musical:
Rita Pavone cantando "La partita de pallone"

Seu primeiro álbum musical, “La Partita de Pallone”, foi lançado em 1963, e foi um tremendo sucesso, tendo vendido mais de um milhão de discos. Continha canções que se transformaram em grandes sucessos mundiais, tais como “Che me importa del mondo”, “Fortíssimo”, “Come te non c’e nessuno” e “Cuore”.
Abaixo vemos uma das suas primeiras interpretações da romântica música “Cuore”, feita em 1963:
Rita Pavone cantando "Cuore"

Mas este mesmo álbum também continha a canção que acabou se transformando na sua marca registrada: “Datemi un martelo”. Esta canção lhe abriu as portas para o sucesso mundial, tornando-a uma importante artista da música italiana.
Abaixo vemos um vídeo de 1964 com sua interpretação deste importante sucesso mundial, a alegre canção “Datemi un martelo”:
Canção "Datemi un martelo" cantada por Rita em 1964

Outro grande sucesso deste mesmo álbum pode ser acompanhado abaixo na sua brilhante interpretação de 1964 “Come te non c’e nessuno”:

No verão de 1964 Rita também obteve sucesso nos EUA com as canções “Remember me” e “Just once more”. Em 1965 Rita Pavone apresentou-se no famoso programa americano Ed Sullivan Show, o que fez deslanchar ainda mais a sua carreira. Rita cantou no Carnegie Hall, de Nova Iorque, e se encontrou com vários cantores americanos daquela época, entre eles Elvis Presley. Também fez muito sucesso na Espanha e no Reino Unido, já no final dos anos 60.
Em 1968 Rita Pavone se casou, na Suíça, com seu empresário, produtor e descobridor, o cantor italiano Teddy Reno, com quem mais tarde teve dois filhos.
Em 1969 participou pela primeira vez do Festival de San Remo, com a canção “Zucchero”. Em 1970 voltou a participar do festival com a canção “Ahi ahi ragazzo”. Em 1972 participou novamente deste festival com a canção “Amici mai”. Podemos ver abaixo uma versão desta música, em espanhol, gravada por Rita com o nome de “Amigos No”:
Rita cantando "Amigos No" em espanhol

Em 1971 Rita Pavone já tinha vendido mais de 12 milhões de discos e continuou fazendo excursões por outros países, onde emplacou vários sucessos, como “Io che amo solo te”, no Brasil, “Arrivederci Hans”, na Alemanha e “Bonjour la France”, na França. Começou também sua carreira como compositora e atriz de teatro e cinema.
Em 1987 Rita fez sua última turnê por outros países e se apresentou no Brasil. Abaixo vemos um vídeo de sua apresentação em São Paulo, em novembro de 1987, cantando a canção “Io che amo solo te”, do grande compositor Sergio Endrigo:
Rita cantando em São Paulo "Io che amo solo te"

Rita Pavone encerrou definitivamente sua carreira em 2006. Atualmente ela vive na Suíça com seu marido.
Abaixo exibimos mais um link de um vídeo com uma das músicas que Rita cantava, “Dove non so”, também conhecida como “Tema de Lara”, do filme Doutor Jivago:

Aproveitem as músicas! Ton Caldas, da Comunidade Solaris, de Ilhéus, na Bahia.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Yanni Chrysomallis

Yanni Chrysomallis é um brilhante músico tecladista e compositor grego que adota o estilo instrumental contemporâneo e o gênero New Age. Suas apresentações são orquestradas e se transformam em grandes espetáculos visuais!
Lançou seu primeiro disco nos EUA, em 1985, chamado “Optimystique”. Em 1986 lançou seu primeiro álbum, chamado “Keys to Imagination”, que fez sucesso e lhe trouxe muitos fãs.
Abaixo vemos um vídeo com Yanni falando e tocando sua música “Keys to Imagination” com grande acompanhamento:
Yanni falando e tocando sua música "Keys to Imagination"

Sua sonoridade une o estilo Pop com a música clássica e sua carreira já dura mais de 20 anos, nos quais gravou mais de 22 discos bem aceitos pelo público.
Em 1989 começou um relacionamento amoroso com a famosa atriz Linda Evans, que durou cerca de nove anos e lhe abriu algumas portas. No ano de 1995 lançou o disco de músicas ao vivo “Yanni live at The Royal Albert Hall”
Abaixo vemos sua brilhante apresentação orquestrada no Royal Albert Hall, em Londres:
Yanni no Royal Albert Hall de Londres

No ano 2000 Yanni lançou o DVD “Yanni Live at The Acropolis”.
Abaixo podemos ver um vídeo desta apresentação quando tocou, acompanhado por duas cantoras, a música “Aria”:
Yanni tocando a música "Aria", na Grécia, no ano de 2000

Em 2009 ele lançou o DVD “Yanni Voices”, que teve uma grande aceitação. Abaixo podemos ver Yanni durante um show em Acapulco, em 2009, sendo acompanhado por uma bonita dançarina e uma linda cantora:
Show de Yanni em Acapulco, no México

Depois disso, Yanni lançou seu outro álbum de músicas ao vivo “Yanni Mexicanisimo”, apresentado em 2010.
Mas, a paixão de Yanni por violinos é claramente demonstrada durante um “duelo” entre dois grandes violinistas, no seu show de 2006, e que exibimos no link abaixo:
Duelo entre dois violinista no show de Yanni, em 2006

Para quem gosta de boa música estes links estão imperdíveis!


domingo, 15 de abril de 2012

The Mamas and The Papas

Este famoso grupo vocal americano foi formado em 1965 por John Phillips (o responsável pelas composições do grupo), Michelle Phillips (sua esposa, com quem havia se casado em 1962), Denny Doerty (um cantor canadense) e a cantora “Mama” Cass Eliot.
A gravadora que possui os direitos de gravação deste grupo musical, desde 1965, é a Dunhill Records.
Antes de ser lançado, o grupo era conhecido como “The News Journeymen”, ou “Os Novos Jornaleiros”.
O verdadeiro nome do grupo surgiu em 1965, quando “Mama” Cass e Michelle assistiam um programa de televisão sobre os Hell’s Angels, um famoso grupo americano de motoqueiros anárquicos. Num dado momento, um deles disse que o grupo de motoqueiros chamava suas mulheres de “mammas”. Foi o que bastou para que Cass e Michelle quisessem ser mamas também, restando para John e Denny serem os “papas”.
Logo no seu primeiro LP, lançado no começo de 1966, o grupo alcança grande sucesso junto ao público. Suas canções como “California Dreaming” e “Monday, Monday” se transformaram nos maiores sucessos da folk rock music da década de 60.
Abaixo vemos um vídeo com o grupo original interpretando a música “Monday, Monday”, em 1966:

“California Dreaming” foi gravada por vários cantores e conjuntos famosos como The Carpenters, The Beach Boys, e vários outros. A letra da música revela o sonho de um homem que quer ir para Los Angeles, enquanto está no frio do inverno, dentro de uma igreja. Abaixo vemos a interpretação traduzida, feita pelo grupo da famosa música de John e Michelle Phillips, durante o Festival Pop de Monterey, em 1967:

 John Phillip foi um grande compositor e ajudou seu amigo Scott Mackenzie a compor a canção “San Francisco”, que se transformou no hino da geração hippie norte-americana.
Mas, infelizmente, o grupo teve vida muito curta, durou cerca de três anos apenas, de 1965 até 1968, quando foi dissolvido por causa de brigas internas.
O clima social daquela época era de muita permissividade, e Michelle Phillips teve casos amorosos com o integrante do grupo Denny Doerty, e depois com Gene Clark, da banda “The Byrds”. Isto causou a expulsão de Michelle do grupo vocal, sendo substituída brevemente por Jill Gibson.
Mas o público exigiu sua volta, e a gravadora decidiu promover seu retorno. A paz foi restabelecida e o casal Phillips se reconciliou, por um breve período de tempo, até 1970, quando decidiram se separar definitivamente.
Antes disso, o grupo “Mamas and Papas” já havia terminado oficialmente em 1968. John Phillips começou a se envolver com drogas pesadas, como heroína e cocaína, ainda na excursão que o grupo fez pela Inglaterra, em 1966. Depois disso, as discussões entre os componentes aumentaram, e “Mama” Cass Eliot decidiu sair para seguir carreira independente.
Abaixo vemos um vídeo com Mama Cass cantando a música “Dream a little dream of me”, em 1970:

Por força de contrato, com a gravadora Dunhill Records, o grupo ainda permaneceu gravando até 1971.  John Phillips ainda compôs alguns sucessos, e tentou reformular o grupo com seu amigo Scott Mckenzie e a escolha de novos componentes. Mas não conseguiram alcançar o sucesso que pretendiam.
A cantora Cass Eliot faleceu em 1974, de ataque cardíaco, aos 32 anos, após um show em Londres, fragilizada por vários regimes que estava fazendo para tentar emagrecer.
John Phillips casou novamente e fez um transplante de fígado, em 1992, por causa do uso abusivo de drogas. Morreu em março de 2001, de insuficiência cardíaca, aos 65 anos de idade.
Denny Doerty faleceu em janeiro de 2007, com 66 anos, na sua casa de Ontário, no Canadá.
Michelle Phillips é a única do grupo que ainda se encontra viva. Ela fez um casamento com o famoso ator Dennis Hopper, em outubro de 1970, que só durou oito dias! Depois disso teve mais três maridos, foi cantora musical e atriz de cinema.
Finalmente abaixo vemos um vídeo de uma música dos Beatles, “I call your name”, cantada pelo antigo grupo vocal Mamas & Papas:
Acessem os links e vejam as músicas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

The lion sleeps tonight ou "Mbube"

Mbube significa leão na lingua zulu da África do Sul. Solomon Linda compôs e gravou esta famosa música em 1939, com seu conjunto The Evening Birds, pela Gallo Record Company. Depois da gravação Solomon vendeu seus direitos autorais para esta gravadora da África do Sul, sem esperar que futuramente ela fizesse tanto sucesso.
Abaixo segue um vídeo da primeira versão da música Mbube, e que mais tarde foi modificada:
Versão de Solomon Linda feita em 1939 para a música "Mbube"

A música fez sucesso na África e também junto ao público da Inglaterra. Em 1949 um diretor de música folk da Decca Records, dos EUA, mostrou esta música para Pete Seeger, do grupo músical The Weavers, que resolveu gravar a música em 1950 com o nome de "Wimoweh". Esta versão não tinha letra e chegou aos primeiros lugares nas paradas da Billboard.
Vejam abaixo o vídeo da música "Wimoweh" e como ela foi gravada em 1950, pelo grupo The Weavers:
Música "Wimoweh" tocada pelo grupo The Weavers

Mais tarde o letrista George Weiss mudou a versão desta música e colocou uma letra, rebatizando-a para "The lion sleeps tonight", sua versão mais famosa, que já foi gravada por vários cantores.
George Weiss entregou a música para o conjunto musical The Tokens, que a gravou em 1962, alcançando um grande sucesso.
Abaixo um vídeo da música modificada e já com uma letra, apresentada pelo grupo The Tokens em 1961:
Letra e música de George Weiss apresentada por The Tokens em 1961

A versão de George Weiss é a mais executada no mundo todo. Abaixo vemos um vídeo da música sendo cantada pelo consagrado cantor de reggae Jimmy Cliff:
Jimmy Cliff cantando "The lion sleeps tonight"

Interessante é observarmos as diferenças nos arranjos feitas para esta música ao longo do tempo. Atualmente a música foi novamente popularizada por ter sido usada no filme da Disney "O Rei Leão". Então, os descendentes de Salomon Linda, que reassumiram os direitos da antiga música "Mbube", resolveram entrar com uma ação contra a The Walt Disney Company reclamando o pagamento de royalties.
Independentemente de quem tem razão, a música tem uma grande sonoridade e representa uma marca do gênio criativo musical humano.
A capella é um termo italiano que significa música vocal sem acompanhamento de instrumentos musicais. Abaixo podemos observar a musicalidade desta música sendo interpretada, na forma "a capella" pelo grupo Halbtrocken em 2009:
Grupo Halbtrocken interpretando "The lion sleeps tonigt" em 2009

Curtam os links!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Guajira Guantanamera


Guajira Guantanamera é uma das mais célebres canções da música cubana e já foi gravada por muitos cantores e conjuntos famosos como Pete Seeger (1961), The Sandpipers (1966), Trini Lopes, Joan Baez, Grupo Tarancón, Julio Iglesias (1981), Helmut Lotti, e muitos outros mais.
Muitas pessoas já ouviram algum cantor cantando esta bonita música latino-americana, originária de Cuba, mas bem poucas pessoas conhecem a sua história.
Esta canção foi usada para fazer propaganda do regime socialista cubano e da figura do guerrilheiro e médico argentino Ernesto “Che” Guevara, que morreu combatendo na Bolívia em outubro de 1967.
Segundo a versão mais corrente, a letra desta música foi adaptada na música popular cubana “La Guantanamera”, que já existia e fazia parte do folclore cubano da província de Guantánamo, no sudeste da ilha, onde os EUA tem uma base naval.  Guantanamera é o nome que se dá para as mulheres que nascem nesta região de Cuba.
Segundo contam algumas pessoas, na década de 40 o cantor e compositor cubano Joseíto Fernandez, que trabalhava numa rádio de Havana, estava com fome e solicitou um sanduíche, durante o programa que já usava como fundo musical (jingle), a música folclórica “La Guantanamera”.
Uma moça, que também era de Guantánamo, entrou trazendo um sanduíche de carne para Joseíto. Ela admirava Joseíto e tinha uma certa paixão por ele! Este começou a comer, mas não lhe deu muita bola, preferindo olhar para outra mulher. Ela ficou zangada, arrancou-lhe o sanduíche das mãos, e saiu dos estúdios apressada, para nunca mais ser vista novamente!
Aquele fato marcou Joseíto Fernandez, que já tinha ouvido falar que aquela mulher era de Guantánamo. Decidiu então adaptar o jingle do programa que fazia na rádio, para homenagear aquela mulher. Pensou então nos versos do célebre poeta, político, maçom e advogado cubano José Martí, que morreu em 1895, combatendo pela independência de Cuba. Resolveu assim, adaptar alguns versos da primeira parte da sua mais famosa poesia, chamada Versos Sencillos, (Versos Simples), na música folclórica “La Guantanamera”, do seu programa de rádio. Surgiu assim uma das mais famosas músicas de todos os tempos! Vejam abaixo a letra escrita por Joseíto:

I: 1
V:3 V: 3
XXXIX:1 XXXIX: 1
III:2 III: 2
Yo soy un hombre sincero Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma, De donde Crece La Palma,
Y antes de morirme quiero Y 'antes' de morirme quiero
Echar mis versos del alma. Echar mis Versos del alma.
Mi verso es de un verde claro Mi verso es de un Verde Claro
Y de un carmín encendido: Y de un carmin encendido:
Mi verso es un ciervo herido Mi verso es un ciervo herido
Que busca en el monte amparo. Que Busca en el monte amparo.
Cultivo una rosa blanca Cultivo una rosa blanca
En julio como enero, En julio Como enero,
Para el amigo sincero Pará el amigo sincero
Que me da su mano franca. Que me da su mano franca.
Con los pobres de la tierra Con los Pobres de la tierra
Quiero yo mi suerte echar: Quiero yo mi suerte echar:
El arroyo de la sierra El Arroyo de la sierra
Me complace más que el mar. Más Me complace Opaco el marco

Outras pessoas já afirmam que esta adaptação foi feita pelo compositor espanhol Julián Orbón (1925- 1991), que deu aulas em Nova York para um certo Hector Angulo, estudante cubano. Este estudante cubano teria mostrado estes versos adaptados para o famoso cantor Pete Seeger, que resolveu gravar a música adaptada em 1961.
Pete Seeger divulgou a música pelos EUA e ela se espalhou. Vejam abaixo um antigo vídeo de Pete Seeger cantando a música em 1961:
Guajira Guantanamera com Pete Seeger, em 1961

Sabe-se que também houve uma batalha judicial em Cuba pelos direitos autorais desta versão, entre Joseíto e Orbón, dando-se ganho de causa para Joseíto.
Abaixo segue um vídeo da música gravada pelo trio vocal The Sandpipers em 1966, na época em que o guerrilheiro Che Guevara combatia desesperadamente pela vida na Bolívia. Esta música foi muito tocada nas rádios do Brasil durante esta época, quem sabe como prenúncio de uma futura luta armada para combater o regime militar do nosso país:
Che Guevara na música dos The Sandpipers, em 1966.

Mais tarde apareceram outros arranjos desta música com outros cantores famosos. Destacamos aqui o arranjo feito pelo consagrado cantor Trini Lopez, onde também podemos ver a letra da música:
Letra da música e Trini Lopez cantando Guajira Guantanamera

Uma das últimas gravações de Guajira Guantanamera foi feita em pelo cantor belga Helmut Lotti, e vale a pena ser vista abaixo:
Cantor belga Helmut Lotti

O poeta José Martí foi o apóstolo da independência de Cuba do domínio espanhol, e morreu na Província de Dos Rios, trucidado pelas forças de ocupação, assim como também morreu Guevara, em prol de uma causa que julgava honrosa. Os versos da poesia de José Martí “Versos Sencillos” foram publicados em 1891.
Finalmente, dando mais uma palhinha para o pessoal da Permacultura Musical, envio mais este endereço de um vídeo interessante da canção “Cuando Sali de Cuba”, gravada pelo grupo “Los Javaloyas”:
"Cuando salí de Cuba" com Los Javaloyas
Curtam as músicas pessoal!

domingo, 8 de abril de 2012

Hino do Movimento Hippie


O Hino do Movimento Hippie de 1966:

Algumas coisas são eternas e não perdem o seu valor ao longo do tempo como, por exemplo, algumas músicas que marcaram época e que, ainda hoje, ao serem ouvidas, nos emocionam e nos fazem lembrar valores e coisas que sempre serão eternas. Tais valores dizem respeito à liberdade, à fraternidade, à paz e à felicidade que todos nós, seres humanos almejamos e buscamos constantemente. E para lembrar de uma destas músicas, que marcaram época, e fizeram história, estou anexando aqui um link da música “San Francisco”, cantada no Festival Pop de Monterey, nos idos de 1967, e que também foi considerada o hino do movimento hippie americano!
Link da Música San Francisco, de Scott Mackenzie, cantada pelo próprio, em junho de 1967, no Festival de Monterey, na Califórnia:

Música São Francisco de Scott Mackenzie

 Neste vídeo podemos ver como se vestiam os jovens daquela época e também alguns músicos e cantores famosos, como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Brian Jones e conjuntos como os “The Mamas and Papas”. Na foto ascima podemos ver Janis Joplin cantando no Festival Pop de Monterey, em 1967.
Os jovens daquela época buscavam a liberdade. Mas, nós sabemos que liberdade não é somente “uma calça jeans, azul e desbotada”. Liberdade se conquista com ações e atitudes que nos levam a atingir uma integração harmoniosa entre os nossos sonhos e a realidade na qual vivemos.

Peter, Paul and Mary

Grupo musical  de folk music, formado em 1961 pelos cantores Peter Yarrow, Paul Stookey e Mary Travers. O trio foi formado pelo produtor musical Albert Grossman, que também era empresário de Bob Dylan, motivo pelo qual chegaram a gravar algumas canções compostas por Dylan, como "Blowing in the wind".
Já no seu primeiro disco "Peter, Paul & Mary", lançado em 1962, alcançaram muito sucesso, com várias músicas que marcaram época, tais como "Five Hundred Miles", "Lemom Tree", "If I had a hammer", e "Where have all the flowers gone?".
Abaixo podemos ver um antigo vídeo com uma das primeiras canções deste famoso grupo musical dos anos 60, "Five hundred miles":
Música "Five hundred miles" cantada por Peter, Paul and Mary
Outro sucesso do grupo foi "Puff, the magic dragon", lançado em 1963. Em 1965 gravaram outra canção que foi sucesso, do cantor e compositor canadense Gordon Lightfoot, " Early morning rain", cuja interpretação podemos ver abaixo no link abaixo do youtube:
Música do compositor Gordon Lightfoot: "Early morning rain".
O último grande sucesso do grupo, antes da sua dissolução em 1970, foi "Leaving on a Jet Plane", lançado em 1968. Os três integrantes resolveram deixar o grupo, em 1970, para seguir carreira solo, mas não obtiveram muito sucesso.
Em 1978 resolveram se unir novamente, fazendo shows e cantando antigos sucessos. Abaixo segue um link da canção  "Where have all the flowers", do compositor Pete Seeger, interpretada pelo grupo já quase no final desta segunda fase:
Música do compositor Pete Seeger: "Where have all the flowers gone?"
Peter, Paul and Mary prosseguiram juntos até 2009, quando Mary Travers faleceu, aos 72 anos, vítima da leucemia.
Finalizando, apresentamos um vídeo do grupo cantando um antigo sucesso folk, durante os anos 60, onde podemos ver toda a sua grande musicalidade, "If I had a hammer":
Música cantada por P, P & M: "If I had a hammer" 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cultura musical norte-americana

A boa música não tem tempo e nem fronteiras, ela é atemporal e faz sucesso em várias regiões do mundo. Entretanto, a cultura musical norte-americana é extremamente rica, com inúmeros cantores e músicas que marcaram época. O rock, o blues e a country music são exemplos de rítmos, criados no interior dos Estados Unidos, que representam bem o tipo de vida rural existente naquelas regiões.
Existe toda uma mística, criada e incentivada pela indústria fonográfica, em torno dos antigos cantores e compositores, que também contribue para divulgar esta cultura musical.
Todavia, o talento e a capacidade criativa de muitos cantores e compositores norte-americanos são incontestáveis. Grandes criações musicais fizeram muito sucesso no passado e continuam fazendo sucesso até hoje.
Vou começar falando sobre uma famosa cantora americana que marcou época, durante a década de 60, nos EUA, e continuou fazendo sucesso mesmo depois da sua morte em outubro de 1970. Trata-se da cantora Janis Joplin.
Janis Joplin teve uma carreira curta, de apenas 7 anos, pois morreu jovem, com apenas 27 anos, vítima de uma overdose de heroína.
Seu primeiro sucesso foi a música "Piece of my heart" que atingiu o primeiro lugar nas paradas da Billboard, em 1968. Depois gravou a música de Kris Kristofferson, "Me and Bobby McGee", uma música que foi sucesso em 1971, após sua morte.
Uma outra música de sucesso, gravada em 1970, foi "Mercedes-Benz", do poeta beatnik Michael McClure.
Abaixo publicamos um link da radio UOL onde podemos ver a letra e a melhor tradução do seu sucesso de 1971 "Me and Bob McGee":
Letra e tradução de "Me and Bob McGee"http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/janis-joplin/me-and-bobby-mcgee/2483791 
Também vou mostrar um link para um vídeo desta mesma música, que encontrei no youtube:
Me and Bobby McGee
Abaixo segue o link de outro sucesso de Janis, "Mercedes-Benz":
Mercedes-Benz
E agora podemos ver um vídeo de Janis Joplin interpretando seu primeiro sucesso, "Piece of my heart", numa viajem para a Alemanha, em 1968:
Piece of my heart
Janis participou dos festivais de Monterey, em 1967, e de Woodstock, em 1969. Também esteve no Rio de Janeiro, durante o Carnaval de 1970, onde chegou a ser expulsa do Hotel Copacabana Palace, por nadar nua na piscina.
Curtam os links e se divirtam!