sábado, 19 de maio de 2012

Woody Guthrie

Woody Guthrie foi um famoso cantor, compositor, escritor e locutor americano que fez muito sucesso nos EUA durante a década de 40. Foi um cantor de músicas de protesto e de músicas folclóricas que se tornaram famosas. Suas músicas retratam uma época de sofrimento do povo com quem conviveu. Durante as décadas de 20 e 30 os pobres americanos foram oprimidos pela ganância e pela soberba dos grandes industriais e proprietários de terra dos EUA.
Guthrie influenciou outros cantores e compositores de sua época e de épocas posteriores como Pete Seeger, com quem conviveu, e Bob Dylan, que o conheceu no seu leito de morte. No final da sua vida Guthrie padeceu da doença genética incurável de Huntington, que provoca desordem neurológica progressiva, e teve que ficar internado em hospitais de Nova Iorque por cerca de 10 anos!
Nasceu no estado americano do Oklahoma no ano de 1912, foi casado três vezes e teve oito filhos. Aprendeu a tocar gaita com 14 anos e começou a compor. Gostava de ler, mas não chegou a concluir o ensino médio. Conviveu com trabalhadores e pessoas do meio rural durante a época da Grande Depressão, e isto influenciou no seu repertório musical, composto por baladas e músicas folclóricas e de blues.
Abaixo vemos um link de uma de suas músicas, chamada “Ludlow Massacre”, que retrata o massacre de 20 pessoas, entre elas 2 mulheres e 11 crianças que se esconderam dentro de um buraco, para escapar das balas e do fogo. O massacre ocorreu em abril de 1914, e foi feito contra os mineiros grevistas da mina de carvão de propriedade do milionário americano John Rockefeller Junior. O massacre criminoso foi executado pela Guarda Nacional do Estado do Colorado:
Woody morou no Texas, onde conheceu sua primeira esposa, Mary Jennings, com quem teve três filhos. Depois, deixou sua família e viajou para procurar trabalho na California, onde alcançou sucesso como locutor da rádio KFVD. Nesta época Guthrie foi apresentado aos socialistas e comunistas do sul da Califórnia, entre os quais Will Geer, um famoso ator de cinema americano que ficou sendo um dos seus melhores amigos.
Em maio de 1939 Guthrie começou a escrever uma coluna no jornal comunista “The Daily Worker”. Durante a Segunda Guerra Mundial Guthrie escreveu algumas músicas infantis, entre elas “Goodnight little darling”, que escreveu para seu filho Arlo Guthrie. Anos depois, Arlo também se tornou um conhecido cantor americano de músicas folk.
Woody levou sua família de volta para o Texas, de onde partiu para Nova Iorque, para tentar a sorte como cantor de músicas folclóricas. Guthrie ficou morando no apartamento do seu amigo, o ator Will Geer.
Ficou conhecido pela comunidade esquerdista de Nova Iorque como “O Cowboy de Oklahoma” e lançou um álbum de músicas pela Victor Records, chamado “Dust Bowl Ballads”. Neste álbum foi gravada sua canção mais famosa, “This land is your land”, escrita em fevereiro de 1940. Esta balada é muito conhecida nos EUA e, no link abaixo, podemos ver o próprio Guthrie cantando esta música, em 1945:
Em março de 1940, Guthrie conheceu o cantor de músicas folclóricas Pete Seeger e os dois se tornaram amigos. Também conheceu o músico negro Huddie Leadbelly, com o qual tocou nos bares do bairro do Harlen. No link abaixo vemos a música “We shall be free”, com Woody cantando junto com Leadbelly e outros amigos:
Voltou depois, com sua família, para a costa oeste dos EUA e foi trabalhar no Estado de Washington como narrador de um programa sobre o Rio Columbia, o quarto maior rio dos EUA. Alí compôs cerca de 26 canções lançadas no álbum “Canções do Rio Columbia”. Abaixo aparece um link onde podemos ver uma dessas canções chamada “Roll On Columbia”:

Depois disso, se separou da sua primeira esposa e voltou para Nova Iorque, onde morou no bairro boêmio do Greenwich Village, junto com outros artistas e músicos, entre eles estava Pete Seeger. Neste bairro eles tinham uma casa comunitária cooperativa, chamada “Almanac House”. Lá eles decidiram criar o grupo de músicas folk “Almanac Singers”. As músicas compostas naquela comunidade de artistas eram de propriedade de todo o grupo. 
Nesta época Guthrie adotou seu visual de apresentação mais famoso, onde se apresentava com uma boina no “estilo bolchevique” e um violão, onde escreveu a frase “Esta máquina mata fascistas”. Este estilo foi copiado mais tarde por outros cantores famosos, como o cantor brasileiro Fagner, no início da sua carreira, e também pelo cantor americano Bob Dylan.
Abaixo podemos ver uma das canções de Guthrie, "Vigilante Man", servindo de fundo musical para um filme sobre protestos de trabalhadores americanos:
Em Nova Iorque, Guthrie conheceu uma instrutora de dança, chamada Marjorie Mazia, que seria sua segunda esposa, que cuidou dele nos últimos anos da sua vida, e com quem teve quatro filhos.
Junto com Pete Seege escreveu a música “Union Maid”. Abaixo vemos um link para esta música, onde aparecem Pete Seege e o filho de Woody, Arlo Guthrie, que também foi cantor de músicas folclóricas:
Prosseguindo com seu estilo de cantor de músicas de protesto, (protest singer), Woody fez uma música, juntamente com David Rovics, para relembrar o famoso caso dos imigrantes italianos e líderes trabalhistas Sacco e Vanzetti, que foram mortos, na cadeira elétrica, em 1926, por um crime que não cometeram. Abaixo segue um link para esta música:
Em 1944 Guthrie escreveu sua auto biografia, intitulada “Bound for Glory”, que mais tarde se transformou num filme, feito em 1976, estrelado pelo famoso ator David Carredine, no papel de Woody.
Woody também serviu na Marinha Americana, durante a guerra, onde cantava para a tripulação e as tropas do exército. Em 1948 ocorreu um acidente aéreo, com trabalhadores mexicanos, que inspirou Guthrie a escrever sua música “Deportee”. Mais tarde, em 1950, Guthrie escreveu outra música famosa chamada “Oklahoma Hills”, que aparece no link abaixo, sendo interpretada pelo cantor Hank Thompson:
Em 1952, o quadro clínico de Woody começou a se agravar, e ele foi diagnosticado com a doença genética de Huntington. Ele resolveu se divorciar de Marjorie e voltar para a California, onde foi morar numa fazenda do ator Will Geer, junto com outros atores perseguidos por suas ideologias.
Na California Woody conheceu e se casou com Anneke Van Kirk, sua terceira esposa, com quem teve uma filha. Depois o casal se mudou para a Flórida e foi morar dentro de um ônibus. Na Flórida Woddy sofreu uma séria queimadura no braço, e não pode mais tocar seu violão, embora tivesse recuperado uma parte dos movimentos do braço.
Em 1954 o casal voltou para Nova Iorque, mas, devido à deterioração da saúde de Guthrie, Anneke não conseguiu mais cuidar dele, e o casal resolveu se divorciar. No ano de 1961, apesar dos seus problemas de saúde, Woody Guthrie ainda compôs uma bonita música, no estilo musical gospel, chamada “Jesus Christ”, que foi gravada também pelo famoso grupo musical irlandês U2, conforme podemos ver no link abaixo:
Woody Gothrie ficou hospitalizado no Hospital Greystone Park, de 1956 até 1961, e depois no Hospital do Brooklin, até 1966. Sua segunda esposa, Marjorie, cuidou dele até sua morte, em 1967. Bob Dilan, quando tinha 19 anos, foi uma das pessoas importantes que visitaram Woody no Hospital Greystone Park, e chegou a tocar para ele. Abaixo vemos um vídeo cômico com o ator David Carradine representando Woody, no hospital, sendo visitado por Bob Dylan:
Carradine interpretou Woody Guthrie no cinema, no filme de 1976 “Bound for Glory”, baseado no livro escrito por Guthrie em 1943.
Finalizando, apresento abaixo a música “I don’t want your milions” feita pelo grupo da casa comunitária Almanac House, onde Guthrie morou, durante a década de 40:

Música "I dont want your milions" feita pelo grupo Almanac Singers
 
Aproveitem os links e vejam as músicas!


sábado, 5 de maio de 2012

Raul Seixas


Raul Seixas foi um dos pioneiros do rock brasileiro, como cantor e compositor. Seu estilo musical era irreverente, contestador e místico ao mesmo tempo. Nasceu em Salvador, na Bahia, mas começou sua carreira musical em 1968, no Rio de Janeiro, junto com o grupo musical “Os Panteras”, que não obteve sucesso.
Em 1970 e 1971 trabalhou como produtor musical na gravadora CBS Discos, e algumas das suas composições foram gravadas por outros cantores.
Em 1972 resolve voltar aos palcos, no VII Festival Internacional da Canção, do Rio. Sua música “Let me sing, let me sing” fez sucesso e lhe abriu as portas da consagração musical. Abaixo segue um link onde podemos ver Raul Seixas falando do seu começo de carreira e cantando a música "Let me sing":
Raul falando do começo da carreira e cantando "Let me sing"

Em 1973 lança o seu primeiro LP que foi um grande sucesso nacional, “Krig-há, bandolo!”. Neste disco Raul se consagrou com as músicas “Al Capone”, “Ouro de tolo”, “Mosca na sopa” e “Metamorfose Ambulante”, que foram grandes sucessos do rock brasileiro. Abaixo podemos ver um vídeo da música "Ouro de tolo":

Em 1974 Raul Seixas faz uma parceria com o conhecido escritor e compositor Paulo Coelho e decide fundar uma “Sociedade Alternativa” baseada nas ideias do bruxo inglês Aleister Crowley. Em parceria com Paulo Coelho compõe várias músicas de sucesso que foram lançadas no LP “Gita”, em 1974, entre elas a música “Sociedade Alternativa”.
A divulgação das suas ideias traz problemas para Raul e Paulo Coelho, junto ao Governo Militar da época, e eles são presos e torturados. Resolvem então se exilar nos EUA, onde visitaram a mansão de Elvis Presley e conheceram John Lennon.
Mas a grande vendagem de discos do LP “Gita”, que ganhou um disco de ouro, apressou a volta da dupla para o Brasil. Neste disco se destacaram as músicas “Sociedade Alternativa”, “Trem das 7” e “Gita”. Abaixo vemos um vídeo com a música "Sociedade Alternativa":

Em parceria com Paulo Coelho compõe e grava as músicas “Como vovó já dizia” e “Tente outra vez”, que fazem sucesso junto ao público.
Em 1976 Raul Seixas grava seu LP “Eu nasci há dez mil anos atrás” que faz muito sucesso entre os fãs do rock brasileiro, com músicas como “Eu também vou reclamar”, “As minas do rei Salomão” e “Há dez mil anos atrás”.
Em 1977 Raul decide desfazer sua parceria com o escritor Paulo Coelho. Também muda de gravadora e passa para a Warner Music Brasil, onde faz parceria com Claudio Roberto e lança mais três LPs. Suas músicas “O dia em que a terra parou” e “Maluco Beleza” fazem muito sucesso. Abaixo vemos um vídeo de "Maluco Beleza":
O ano de 1978 marca o início da sua decadência musical, em virtude do uso abusivo do álcool. Raul Seixas é internado e perde 1/3 do seu pâncreas. Passa a viver no ostracismo até 1980, quando volta para a CBS Discos e grava o LP “Abra-te Sésamo”. Neste disco duas músicas se destacaram: “Rock das aranhas” e “Aluga-se”.
Rescinde seu contrato com a gravadora CBS e só voltou a gravar em 1983, quando grava o seu segundo disco de ouro “Raul Seixas”. Neste disco, que também contou com a participação da cantora Wanderléa, destaca-se a música “Carimbador maluco” e o xote “Quero mais”.
Em 1987 reapareceu milagrosamente com mais um sucesso, a música “Cowboy fora da lei”, que foi usada como tema de novela da televisão. Abaixo segue mais um vídeo com a música "Cowboy fora da lei":

Em 1988, já bastante debilitado, gravou seu penúltimo disco “A Pedra do Gênesis”. Em 1989 gravou seu último disco “A panela do Diabo”, lançado depois da sua morte, que ocorreu no dia 21 de agosto de 1989.
Sua carreira musical durou cerca de 20 anos, mas poderia ter durado mais, se não fosse o vício do álcool. Raul Seixas é regravado constantemente por cantores brasileiros e é considerado um dos maiores expoentes do rock mundial.
Finalizando, apresentamos abaixo um último vídeo com uma das músicas mais conhecidas de Raul "S.O.S", curtam!

Resolvemos dar mais uma palhinha para o pessoal da Permacultura Musical e apresentar mais este vídeo com uma música mais ecológica do Raul, e bem conhecida dos seus fãs, "Capim Guiné".

Música "Capim Guiné" do Raul, para a Permacultura Musical

Espero que gostem dos links e dos comentários! E curtam este "meu rockizinho antigo que não tem perigo de assustar ninguém!" Ton Caldas.