sábado, 19 de janeiro de 2013

Juca Chaves, o menestrel


Brilhante poeta, músico e humorista brasileiro que nasceu no Rio de Janeiro e, aos 18 anos de idade, já compunha poesias, trovas e músicas de sucesso. Atingiu o auge da sua carreira artística durante as décadas de 60 e 70, quando gravou grandes sucessos musicais e músicas que criticavam a sociedade e o regime político do país. Em seus shows sempre apresentou piadas inteligentes e músicas satíricas que comprovavam a sua brilhante inteligência e capacidade de criação. Apresentou-se em muitos palcos e emissoras de televisão. Sua carreira humorística e musical já dura mais de 60 anos e, apesar da idade avançada, Juca Chaves ainda compõe algumas canções e comparece em alguns programas de televisão.
Começou estudando música em São Paulo, onde lançou suas primeiras trovas e músicas criticando a política do final dos anos 50. Começou sua carreira cantando bossa nova e depois partiu para outros estilos musicais.
Em 1957 e 1958 Juca Chaves compõe e grava músicas que foram grandes sucessos nas rádios de São Paulo e do Rio de Janeiro, tais como “Presidente Bossa Nova”, “Por quem sonha Ana Maria” e “Nasal sensual”.
Abaixo vemos um interessante link que nos leva para a famosa música “Presidente Bossa Nova” onde ele critica, de forma sutil, o regime do então presidente Juscelino Kubitschek:
Música de Juca Chaves "Presidente Bossa-Nova"

Mas, suas composições também revelam um lado romântico e erudito que ele procura demonstrar em músicas como “Por quem sonha Ana Maria” que podemos ver clicando no link abaixo:

O forte mesmo de Juca Chaves sempre foram as críticas sutis e de bom humor, que também o levaram para os palcos dos teatros, onde ele apresentava os seus shows humorísticos recheados de músicas que ele mesmo compunha. Abaixo podemos ver uma das suas primeiras composições satíricas chamada “Brasil já vai à guerra”:

Em 1962 Juca lança um LP, pela gravadora ODEON, que foi um grande sucesso e que continha as suas músicas que foram censuradas. Neste LP, chamado “As músicas proibidas de Juca Chaves”, se destacaram as músicas “Dona Maria Tereza”, onde ele critica o então presidente João Goulart, e a música “Caixinha obrigado”. Abaixo temos um link para sua música “Dona Maria Tereza” onde podemos escutar as suas críticas:

Podemos ver também toda a sua sutileza crítica musical na famosa música de sua autoria “Caixinha obrigado”, onde ele também critica a imprensa brasileira. Para escutar esta sua composição basta clicar no link abaixo:

Também temos uma entrevista mais atual de Juca Chaves falando da sua vida e surpreendentemente dizendo que a Maçonaria já sabia, antecipadamente, no ano de 1962, que ia haver uma revolução militar no Brasil. Vejam abaixo:

Em 1962, antevendo uma perseguição política, Juca Chaves muda-se para Portugal, onde também começa a fazer críticas ao regime político ditatorial do presidente português Antonio Salazar. Isto lhe traz alguns problemas políticos e ele é obrigado a se mudar para a Itália.
Na Itália Juca viveu durante 5 anos, fez amizades com pessoas do cinema e da televisão, onde deu algumas entrevistas e gravou, em italiano, a música “Sou um cornudo mas eu sou feliz”. Abaixo segue um link para uma entrevista onde Juca canta uma parte desta música:
Juca Chaves no programa do Jô Soares

De volta para o Brasil, no começo da década de 70, Juca Chaves montou um circo nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, onde ele apresentava seu famoso show “Menestrel Maldito”. Neste show Juca contava piadas e cantava algumas músicas. Entre estas músicas se destacaram “Demolição” e “Take me back to Piauí”. Para gravar estas músicas que compôs, Juca montou uma gravadora independente chamada Sdruws Records. Abaixo segue um link para o samba rock “Take me back to Piauí”:

Servindo-se da sua própria gravadora Juca compôs e lançou outras músicas que foram sucesso, como por exemplo “A cúmplice”, uma linda canção que podemos escutar clicando no link abaixo:

Juca Chaves também compôs outras músicas mais eruditas, que não são conhecidas pelo seu público, mas que permanecem registradas num programa musical que ele gravou na TV Cultura de São Paulo. Mas o forte de Juca sempre foi a crítica musical perspicaz e sutil, com a qual atacava o regime ditatorial do Brasil durante os anos 70 e 80.
Depois, Juca produziu um outro show chamado “Vá tomar caju”, com o qual excursionou pelo país cantando as suas trovas músicais. Ele mesmo se auto-intitulava um menestrel!
Em 1974 lança seu LP “Ninguém segura este nariz”, onde se destacou a música “Amor Non-sense”. Em 1977 lançou outro LP chamado “Juca bom de câmara”, e em 1979 lançou outro LP chamado “O pequeno notável”.
Nos anos 80 Juca se dedicou mais aos seus shows e diminuiu muito o ritmo de gravações musicais. Mas em 1989 Juca ainda lançou mais um LP de sucesso, onde se destacou a música “Sentir-se jovem”, que pode ser vista abaixo, clicando no link a seguir:
Juca Chaves cantando no Clube do Bolinha sua música "Sentir-se jovem"

Na década de 90 Juca gravou poucas músicas de sucesso. Mas, em 2001, ressurge e grava um de seus últimos discos, com sátiras, humor e modinhas chamado “O Menestrel do Brasil”. Seu último show humorístico nos palcos foi “O rei está nú”, onde ele criticava o governo do então presidente Lula.
Finalmente, para terminar este artigo, vamos recordar um grande sucesso musical da juventude de Juca Chaves, chamado “Por quem sonha Ana Maria”. Esta linda música foi gravada bem no começo da sua carreira, e aparece no link abaixo interpretada magistralmente ao violão por uma admiradora:
Música do primeiro período musical de Juca "Por quem sonha Ana Maria"

Através desta bonita interpretação musical podemos ver toda a musicalidade e a capacidade de preparar bons arranjos deste grande compositor brasileiro!

Espero que tenham gostado das músicas selecionadas pela Comunidade Solaris de Ilhéus, na Bahia, e que curtam os links!
A Comunidade Solaris segue alguns princípios do comunitarismo, ideologia contida no livro "Solaris". Também temos uma eco-doutrina religiosa própria. Acreditamos que a energia se transforma em matéria segundo um Plano Energético Sagrado Universal. Mandamos os dois livros de graça pelo e-mail para todos aqueles que nos escrevem para: comunidadesolaris@yahoo.com.br
E que as Energias do Bem os acompanhem e os protejam!!!