terça-feira, 19 de junho de 2012

Erasmo Carlos

Grande cantor e compositor brasileiro dos anos 60, 70 e 80 principalmente do gênero rock brasileiro e samba-rock. Teve uma grande parceria musical com o famoso cantor e compositor brasileiro Roberto Carlos, escrevendo e compondo grandes sucessos que marcaram época.
Começou sua carreira em 1958 na banda “The Snakes” que acompanhava outros cantores famosos como Roberto Carlos, Tim Maia, Wilson Simonal, Jorge Bem e Cauby Peixoto. Nesta época começou sua amizade e parceria musical com o cantor Roberto Carlos. Participou depois do famoso conjunto musical “Renato e seus blue caps”.
No começo da sua carreira foi muito influenciado pela bossa-nova. No link abaixo podemos ver uma de suas primeiras composições mais famosas, chamada “O caderninho”:

Outra música que fez muito sucesso, seguindo este mesmo estilo de música lenta, e feita em parceria com Roberto Carlos,  foi “A pescaria”, que pode ser vista no link abaixo:
A partir de 1965 Erasmo teve grande participação no famoso programa “Jovem Guarda”, da Televisão Record, onde aparecia junto com a cantora Wanderléa e seu amigo Roberto Carlos. Nesta época, ganhou o apelido de “Tremendão” e compôs alguns dos seus maiores sucessos musicais, tais como “Festa de Arromba” e “Gatinha Manhosa”. Abaixo vemos um link para a sua famosa canção “Festa de Arromba”:

Depois Erasmo compôs outra canção que marcou a sua época de samba-rock, chamada "Coqueiro Verde”. Nesta mesma época compôs, junto com Roberto Carlos, outra música que fez muito sucesso chamada “Sentado à beira do caminho”. Abaixo vemos um link para a música Coqueiro Verde, gravada em 1969 pelo Trio Mocotó:
Segue outro link para a música “Sentado à beira do caminho”, interpretada pelo seu parceiro musical Roberto Carlos, e que foi um dos seus maiores sucessos, marcando época dentro da MPB:

Em 1970 Erasmo Carlos sai da gravadora RGE e vai para a Polygram, com a qual lança seu LP “Erasmo Carlos e os Tremendões”.  Depois ele vai para outra gravadora, chamada Polydor, onde grava outros LPs, tais como “Sonhos e Memórias” e “Projeto Salva Terra” (de 1974). Neste último disco aparecem grandes sucessos musicais seus, tais como “Sou uma criança e não entendo nada” e “Cachaça mecânica”. Abaixo temos um vídeo onde aparece a música “Sou uma criança e não entendo nada”:
Em 1978 lançou seu LP “Pelas esquinas de Ipanema”, onde lançou sua música “Panorama ecológico”, onde já começam a despontar algumas das suas preocupações com as questões ecológicas.
Em 1980 lança outro disco, com a participação de amigos e grandes artista daquela época, chamado “Erasmo convida”. Neste disco canta um outro grande sucesso seu, no progama de televisão "Os Trapalhões", chamado “Minha fama de mau”, conforme podemos ver no link abaixo:
"Minha fama de mau", música cantada no programa dos Trapalhões
 
Em 1981 lançou outro LP de grande sucesso comercial, chamado “Mulher”, onde aparecem músicas de grande sucesso tais como “Pega na mentira” e “Mulher”, esta última escrita em parceria com sua mulher Narinha.
O mais curioso é que neste disco havia uma música que não pôde ser tocada nas rádios, por causa da censura imposta pelo regime militar daquela época, e que também não existe em nenhum vídeo da Internet, chamada “Filho”. Esta música tem uma letra muito bonita que prevê o final da ditadura militar e clama pela paz da humanidade! Foi escrita em parceria com seu amigo Roberto Carlos, mas ainda não possui nenhuma versão musical gravada na Internet!
Abaixo vemos a regravação de uma música antiga sua, e presente neste disco, chamada “Gatinha Manhosa”, que foi um grande sucesso nos bailes e festas durante os anos 60, porque era uma música boa para se dançar “agarradinho”:

Em 1985 Erasmo participou do festival do Rock in Rio, onde cantou para uma grande multidão. Participou também do projeto de lançamento de um compacto simples chamado “Nordeste Já”, junto com vários artistas, que tinha como objetivo angariar fundos para a população carente do Nordeste Brasileiro.
Em 1992 lançou seu disco “Homem de Rua” onde se destacaram as músicas “A terra é dos homens” e “A carta” (relançamento). Abaixo segue um link para a sua composição “A carta”:

Em 2011, já com a idade avançada, lançou seu último LP, chamado “Sexo”, com músicas ainda desconhecidas do grande público.
Finalizando, vemos abaixo a letra e um vídeo de Erasmo Carlos cantando a sua famosa música “Amigo”, feita junto com seu famoso parceiro musical Roberto Carlos. O vídeo foi gravado em pleno Estádio do Maracanã lotado, e a interpretação emociona os dois cantores:

Acompanhem os links e vejam as músicas do Tremendão!