sábado, 5 de maio de 2012

Raul Seixas


Raul Seixas foi um dos pioneiros do rock brasileiro, como cantor e compositor. Seu estilo musical era irreverente, contestador e místico ao mesmo tempo. Nasceu em Salvador, na Bahia, mas começou sua carreira musical em 1968, no Rio de Janeiro, junto com o grupo musical “Os Panteras”, que não obteve sucesso.
Em 1970 e 1971 trabalhou como produtor musical na gravadora CBS Discos, e algumas das suas composições foram gravadas por outros cantores.
Em 1972 resolve voltar aos palcos, no VII Festival Internacional da Canção, do Rio. Sua música “Let me sing, let me sing” fez sucesso e lhe abriu as portas da consagração musical. Abaixo segue um link onde podemos ver Raul Seixas falando do seu começo de carreira e cantando a música "Let me sing":
Raul falando do começo da carreira e cantando "Let me sing"

Em 1973 lança o seu primeiro LP que foi um grande sucesso nacional, “Krig-há, bandolo!”. Neste disco Raul se consagrou com as músicas “Al Capone”, “Ouro de tolo”, “Mosca na sopa” e “Metamorfose Ambulante”, que foram grandes sucessos do rock brasileiro. Abaixo podemos ver um vídeo da música "Ouro de tolo":

Em 1974 Raul Seixas faz uma parceria com o conhecido escritor e compositor Paulo Coelho e decide fundar uma “Sociedade Alternativa” baseada nas ideias do bruxo inglês Aleister Crowley. Em parceria com Paulo Coelho compõe várias músicas de sucesso que foram lançadas no LP “Gita”, em 1974, entre elas a música “Sociedade Alternativa”.
A divulgação das suas ideias traz problemas para Raul e Paulo Coelho, junto ao Governo Militar da época, e eles são presos e torturados. Resolvem então se exilar nos EUA, onde visitaram a mansão de Elvis Presley e conheceram John Lennon.
Mas a grande vendagem de discos do LP “Gita”, que ganhou um disco de ouro, apressou a volta da dupla para o Brasil. Neste disco se destacaram as músicas “Sociedade Alternativa”, “Trem das 7” e “Gita”. Abaixo vemos um vídeo com a música "Sociedade Alternativa":

Em parceria com Paulo Coelho compõe e grava as músicas “Como vovó já dizia” e “Tente outra vez”, que fazem sucesso junto ao público.
Em 1976 Raul Seixas grava seu LP “Eu nasci há dez mil anos atrás” que faz muito sucesso entre os fãs do rock brasileiro, com músicas como “Eu também vou reclamar”, “As minas do rei Salomão” e “Há dez mil anos atrás”.
Em 1977 Raul decide desfazer sua parceria com o escritor Paulo Coelho. Também muda de gravadora e passa para a Warner Music Brasil, onde faz parceria com Claudio Roberto e lança mais três LPs. Suas músicas “O dia em que a terra parou” e “Maluco Beleza” fazem muito sucesso. Abaixo vemos um vídeo de "Maluco Beleza":
O ano de 1978 marca o início da sua decadência musical, em virtude do uso abusivo do álcool. Raul Seixas é internado e perde 1/3 do seu pâncreas. Passa a viver no ostracismo até 1980, quando volta para a CBS Discos e grava o LP “Abra-te Sésamo”. Neste disco duas músicas se destacaram: “Rock das aranhas” e “Aluga-se”.
Rescinde seu contrato com a gravadora CBS e só voltou a gravar em 1983, quando grava o seu segundo disco de ouro “Raul Seixas”. Neste disco, que também contou com a participação da cantora Wanderléa, destaca-se a música “Carimbador maluco” e o xote “Quero mais”.
Em 1987 reapareceu milagrosamente com mais um sucesso, a música “Cowboy fora da lei”, que foi usada como tema de novela da televisão. Abaixo segue mais um vídeo com a música "Cowboy fora da lei":

Em 1988, já bastante debilitado, gravou seu penúltimo disco “A Pedra do Gênesis”. Em 1989 gravou seu último disco “A panela do Diabo”, lançado depois da sua morte, que ocorreu no dia 21 de agosto de 1989.
Sua carreira musical durou cerca de 20 anos, mas poderia ter durado mais, se não fosse o vício do álcool. Raul Seixas é regravado constantemente por cantores brasileiros e é considerado um dos maiores expoentes do rock mundial.
Finalizando, apresentamos abaixo um último vídeo com uma das músicas mais conhecidas de Raul "S.O.S", curtam!

Resolvemos dar mais uma palhinha para o pessoal da Permacultura Musical e apresentar mais este vídeo com uma música mais ecológica do Raul, e bem conhecida dos seus fãs, "Capim Guiné".

Música "Capim Guiné" do Raul, para a Permacultura Musical

Espero que gostem dos links e dos comentários! E curtam este "meu rockizinho antigo que não tem perigo de assustar ninguém!" Ton Caldas.




Um comentário:

  1. As fotos que vc escolhe são sensacionais.
    De onde vc tirou tanta inspiração?
    De fato a boa musica é eterna.
    Saudações

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, faça sugestões de pesquisa musical também.