sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cultura musical norte-americana

A boa música não tem tempo e nem fronteiras, ela é atemporal e faz sucesso em várias regiões do mundo. Entretanto, a cultura musical norte-americana é extremamente rica, com inúmeros cantores e músicas que marcaram época. O rock, o blues e a country music são exemplos de rítmos, criados no interior dos Estados Unidos, que representam bem o tipo de vida rural existente naquelas regiões.
Existe toda uma mística, criada e incentivada pela indústria fonográfica, em torno dos antigos cantores e compositores, que também contribue para divulgar esta cultura musical.
Todavia, o talento e a capacidade criativa de muitos cantores e compositores norte-americanos são incontestáveis. Grandes criações musicais fizeram muito sucesso no passado e continuam fazendo sucesso até hoje.
Vou começar falando sobre uma famosa cantora americana que marcou época, durante a década de 60, nos EUA, e continuou fazendo sucesso mesmo depois da sua morte em outubro de 1970. Trata-se da cantora Janis Joplin.
Janis Joplin teve uma carreira curta, de apenas 7 anos, pois morreu jovem, com apenas 27 anos, vítima de uma overdose de heroína.
Seu primeiro sucesso foi a música "Piece of my heart" que atingiu o primeiro lugar nas paradas da Billboard, em 1968. Depois gravou a música de Kris Kristofferson, "Me and Bobby McGee", uma música que foi sucesso em 1971, após sua morte.
Uma outra música de sucesso, gravada em 1970, foi "Mercedes-Benz", do poeta beatnik Michael McClure.
Abaixo publicamos um link da radio UOL onde podemos ver a letra e a melhor tradução do seu sucesso de 1971 "Me and Bob McGee":
Letra e tradução de "Me and Bob McGee"http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/janis-joplin/me-and-bobby-mcgee/2483791 
Também vou mostrar um link para um vídeo desta mesma música, que encontrei no youtube:
Me and Bobby McGee
Abaixo segue o link de outro sucesso de Janis, "Mercedes-Benz":
Mercedes-Benz
E agora podemos ver um vídeo de Janis Joplin interpretando seu primeiro sucesso, "Piece of my heart", numa viajem para a Alemanha, em 1968:
Piece of my heart
Janis participou dos festivais de Monterey, em 1967, e de Woodstock, em 1969. Também esteve no Rio de Janeiro, durante o Carnaval de 1970, onde chegou a ser expulsa do Hotel Copacabana Palace, por nadar nua na piscina.
Curtam os links e se divirtam!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, faça sugestões de pesquisa musical também.