domingo, 15 de abril de 2012

The Mamas and The Papas

Este famoso grupo vocal americano foi formado em 1965 por John Phillips (o responsável pelas composições do grupo), Michelle Phillips (sua esposa, com quem havia se casado em 1962), Denny Doerty (um cantor canadense) e a cantora “Mama” Cass Eliot.
A gravadora que possui os direitos de gravação deste grupo musical, desde 1965, é a Dunhill Records.
Antes de ser lançado, o grupo era conhecido como “The News Journeymen”, ou “Os Novos Jornaleiros”.
O verdadeiro nome do grupo surgiu em 1965, quando “Mama” Cass e Michelle assistiam um programa de televisão sobre os Hell’s Angels, um famoso grupo americano de motoqueiros anárquicos. Num dado momento, um deles disse que o grupo de motoqueiros chamava suas mulheres de “mammas”. Foi o que bastou para que Cass e Michelle quisessem ser mamas também, restando para John e Denny serem os “papas”.
Logo no seu primeiro LP, lançado no começo de 1966, o grupo alcança grande sucesso junto ao público. Suas canções como “California Dreaming” e “Monday, Monday” se transformaram nos maiores sucessos da folk rock music da década de 60.
Abaixo vemos um vídeo com o grupo original interpretando a música “Monday, Monday”, em 1966:

“California Dreaming” foi gravada por vários cantores e conjuntos famosos como The Carpenters, The Beach Boys, e vários outros. A letra da música revela o sonho de um homem que quer ir para Los Angeles, enquanto está no frio do inverno, dentro de uma igreja. Abaixo vemos a interpretação traduzida, feita pelo grupo da famosa música de John e Michelle Phillips, durante o Festival Pop de Monterey, em 1967:

 John Phillip foi um grande compositor e ajudou seu amigo Scott Mackenzie a compor a canção “San Francisco”, que se transformou no hino da geração hippie norte-americana.
Mas, infelizmente, o grupo teve vida muito curta, durou cerca de três anos apenas, de 1965 até 1968, quando foi dissolvido por causa de brigas internas.
O clima social daquela época era de muita permissividade, e Michelle Phillips teve casos amorosos com o integrante do grupo Denny Doerty, e depois com Gene Clark, da banda “The Byrds”. Isto causou a expulsão de Michelle do grupo vocal, sendo substituída brevemente por Jill Gibson.
Mas o público exigiu sua volta, e a gravadora decidiu promover seu retorno. A paz foi restabelecida e o casal Phillips se reconciliou, por um breve período de tempo, até 1970, quando decidiram se separar definitivamente.
Antes disso, o grupo “Mamas and Papas” já havia terminado oficialmente em 1968. John Phillips começou a se envolver com drogas pesadas, como heroína e cocaína, ainda na excursão que o grupo fez pela Inglaterra, em 1966. Depois disso, as discussões entre os componentes aumentaram, e “Mama” Cass Eliot decidiu sair para seguir carreira independente.
Abaixo vemos um vídeo com Mama Cass cantando a música “Dream a little dream of me”, em 1970:

Por força de contrato, com a gravadora Dunhill Records, o grupo ainda permaneceu gravando até 1971.  John Phillips ainda compôs alguns sucessos, e tentou reformular o grupo com seu amigo Scott Mckenzie e a escolha de novos componentes. Mas não conseguiram alcançar o sucesso que pretendiam.
A cantora Cass Eliot faleceu em 1974, de ataque cardíaco, aos 32 anos, após um show em Londres, fragilizada por vários regimes que estava fazendo para tentar emagrecer.
John Phillips casou novamente e fez um transplante de fígado, em 1992, por causa do uso abusivo de drogas. Morreu em março de 2001, de insuficiência cardíaca, aos 65 anos de idade.
Denny Doerty faleceu em janeiro de 2007, com 66 anos, na sua casa de Ontário, no Canadá.
Michelle Phillips é a única do grupo que ainda se encontra viva. Ela fez um casamento com o famoso ator Dennis Hopper, em outubro de 1970, que só durou oito dias! Depois disso teve mais três maridos, foi cantora musical e atriz de cinema.
Finalmente abaixo vemos um vídeo de uma música dos Beatles, “I call your name”, cantada pelo antigo grupo vocal Mamas & Papas:
Acessem os links e vejam as músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, faça sugestões de pesquisa musical também.