quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rita Pavone


Rita Pavone é uma grande cantora italiana que possui uma voz forte e que alcança altas notas musicais. Também foi compositora, atriz de teatro e de cinema.
Começou sua carreira em 1962, quando tinha apenas 16 anos, com a música “La partita de pallone”, que foi um grande sucesso na Itália, alcançando os primeiros lugares na parada musical.
No começo da sua carreira a maioria das suas canções eram alegres e dirigidas para o público jovem daquela época. Seu talento musical foi descoberto pelo cantor italiano Teddy Reno, que inicialmente foi seu empresário artístico, mas que depois se casou com ela. Abaixo vemos um vídeo de 1963 com Rita cantando seu primeiro sucesso musical:
Rita Pavone cantando "La partita de pallone"

Seu primeiro álbum musical, “La Partita de Pallone”, foi lançado em 1963, e foi um tremendo sucesso, tendo vendido mais de um milhão de discos. Continha canções que se transformaram em grandes sucessos mundiais, tais como “Che me importa del mondo”, “Fortíssimo”, “Come te non c’e nessuno” e “Cuore”.
Abaixo vemos uma das suas primeiras interpretações da romântica música “Cuore”, feita em 1963:
Rita Pavone cantando "Cuore"

Mas este mesmo álbum também continha a canção que acabou se transformando na sua marca registrada: “Datemi un martelo”. Esta canção lhe abriu as portas para o sucesso mundial, tornando-a uma importante artista da música italiana.
Abaixo vemos um vídeo de 1964 com sua interpretação deste importante sucesso mundial, a alegre canção “Datemi un martelo”:
Canção "Datemi un martelo" cantada por Rita em 1964

Outro grande sucesso deste mesmo álbum pode ser acompanhado abaixo na sua brilhante interpretação de 1964 “Come te non c’e nessuno”:

No verão de 1964 Rita também obteve sucesso nos EUA com as canções “Remember me” e “Just once more”. Em 1965 Rita Pavone apresentou-se no famoso programa americano Ed Sullivan Show, o que fez deslanchar ainda mais a sua carreira. Rita cantou no Carnegie Hall, de Nova Iorque, e se encontrou com vários cantores americanos daquela época, entre eles Elvis Presley. Também fez muito sucesso na Espanha e no Reino Unido, já no final dos anos 60.
Em 1968 Rita Pavone se casou, na Suíça, com seu empresário, produtor e descobridor, o cantor italiano Teddy Reno, com quem mais tarde teve dois filhos.
Em 1969 participou pela primeira vez do Festival de San Remo, com a canção “Zucchero”. Em 1970 voltou a participar do festival com a canção “Ahi ahi ragazzo”. Em 1972 participou novamente deste festival com a canção “Amici mai”. Podemos ver abaixo uma versão desta música, em espanhol, gravada por Rita com o nome de “Amigos No”:
Rita cantando "Amigos No" em espanhol

Em 1971 Rita Pavone já tinha vendido mais de 12 milhões de discos e continuou fazendo excursões por outros países, onde emplacou vários sucessos, como “Io che amo solo te”, no Brasil, “Arrivederci Hans”, na Alemanha e “Bonjour la France”, na França. Começou também sua carreira como compositora e atriz de teatro e cinema.
Em 1987 Rita fez sua última turnê por outros países e se apresentou no Brasil. Abaixo vemos um vídeo de sua apresentação em São Paulo, em novembro de 1987, cantando a canção “Io che amo solo te”, do grande compositor Sergio Endrigo:
Rita cantando em São Paulo "Io che amo solo te"

Rita Pavone encerrou definitivamente sua carreira em 2006. Atualmente ela vive na Suíça com seu marido.
Abaixo exibimos mais um link de um vídeo com uma das músicas que Rita cantava, “Dove non so”, também conhecida como “Tema de Lara”, do filme Doutor Jivago:

Aproveitem as músicas! Ton Caldas, da Comunidade Solaris, de Ilhéus, na Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, faça sugestões de pesquisa musical também.