sexta-feira, 13 de abril de 2012

The lion sleeps tonight ou "Mbube"

Mbube significa leão na lingua zulu da África do Sul. Solomon Linda compôs e gravou esta famosa música em 1939, com seu conjunto The Evening Birds, pela Gallo Record Company. Depois da gravação Solomon vendeu seus direitos autorais para esta gravadora da África do Sul, sem esperar que futuramente ela fizesse tanto sucesso.
Abaixo segue um vídeo da primeira versão da música Mbube, e que mais tarde foi modificada:
Versão de Solomon Linda feita em 1939 para a música "Mbube"

A música fez sucesso na África e também junto ao público da Inglaterra. Em 1949 um diretor de música folk da Decca Records, dos EUA, mostrou esta música para Pete Seeger, do grupo músical The Weavers, que resolveu gravar a música em 1950 com o nome de "Wimoweh". Esta versão não tinha letra e chegou aos primeiros lugares nas paradas da Billboard.
Vejam abaixo o vídeo da música "Wimoweh" e como ela foi gravada em 1950, pelo grupo The Weavers:
Música "Wimoweh" tocada pelo grupo The Weavers

Mais tarde o letrista George Weiss mudou a versão desta música e colocou uma letra, rebatizando-a para "The lion sleeps tonight", sua versão mais famosa, que já foi gravada por vários cantores.
George Weiss entregou a música para o conjunto musical The Tokens, que a gravou em 1962, alcançando um grande sucesso.
Abaixo um vídeo da música modificada e já com uma letra, apresentada pelo grupo The Tokens em 1961:
Letra e música de George Weiss apresentada por The Tokens em 1961

A versão de George Weiss é a mais executada no mundo todo. Abaixo vemos um vídeo da música sendo cantada pelo consagrado cantor de reggae Jimmy Cliff:
Jimmy Cliff cantando "The lion sleeps tonight"

Interessante é observarmos as diferenças nos arranjos feitas para esta música ao longo do tempo. Atualmente a música foi novamente popularizada por ter sido usada no filme da Disney "O Rei Leão". Então, os descendentes de Salomon Linda, que reassumiram os direitos da antiga música "Mbube", resolveram entrar com uma ação contra a The Walt Disney Company reclamando o pagamento de royalties.
Independentemente de quem tem razão, a música tem uma grande sonoridade e representa uma marca do gênio criativo musical humano.
A capella é um termo italiano que significa música vocal sem acompanhamento de instrumentos musicais. Abaixo podemos observar a musicalidade desta música sendo interpretada, na forma "a capella" pelo grupo Halbtrocken em 2009:
Grupo Halbtrocken interpretando "The lion sleeps tonigt" em 2009

Curtam os links!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, faça sugestões de pesquisa musical também.